O Juiz Marcel Montalvão, da Comarca de Lagarto (SE), decidiu bloquear a execução de mensagens no aplicativo Whatsapp em todo o Brasil durante 72 horas a partir de hoje (segunda-feira), às 14h.
As operadoras nacionais (OI, VIVO, CLARO, NEXTEL E TIM) já foram notificadas da determinação e estão passivas a multa diária de R$ 500 mil em caso de não cumprimento do bloqueio.
Marcel Montalvão já se destacou anteriormente por mandar prender o vice-presidente do Facebook , Diego Dzodan, em função da negada colaboração da rede social em investigações da Policia Federal referentes a conversas no WhatsApp relacionadas ao tráfico de drogas (Lembrando que WhatsApp e Facebook agora são de uma só empresa).
Uma medida tomada pelo WhatsApp em Abril
de 2016 dificultará ainda mais a colaboração da empresa em
investigações do tipo, visto que a adoção da criptografia ponto-a-ponto
impede que até mesmo a própria companhia tenha acesso às conversas de
seus usuários.
Histórico de bloqueios
Já houve bloqueio do Whatsapp no Brasil em Dezembro do ano passado. Na situação, ficou determinado que por 48 horas o aplicativo estaria fora do ar devido a uma investigação criminal, mas o tempo não chegou a ser totalmente cumprido.
Em Fevereiro, no Piauí, um juiz também determinou a suspensão do serviço de mensagens, mas a decisão foi sobreposta por um desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí.
Fonte: Jornal Folha de São Paulo
Enviar um comentário